Apresentação

O MonitorA é um observatório de violência política e eleitoral contra candidatas(os) nas redes, um projeto do Instituto AzMina, do InternetLab e do Núcleo Jornalismo que começou em 2020.
Apresentação

O MonitorA é um observatório de violência política e eleitoral contra candidatas(os) nas redes, um projeto do Instituto AzMina e do InternetLab que começou em 2020. Nesta edição, trabalhamos  em parceria com o Núcleo Jornalismo, além de receber  financiamento da Reset, da Luminate e do IDRC.  Aqui organizamos:

i) os dados coletados entre os meses de setembro e novembro de 2022 pelo MonitorA;

ii) análises sobre a aplicabilidade e efetividade da Lei de Violência Política de Gênero durante as eleições de 2022 realizadas pelo Núcleo de Inteligência Eleitoral, sob coordenação da advogada Samara Castro e, por fim,

iii) alguns diálogos com dados sobre o TikTok,  parte de netnografia elaborada em consultoria de Lux Ferreira junto ao InternetLab.

O trabalho de análise dos dados coletados foi feito em conjunto entre as três organizações. A ferramenta de análise de dados, por sua vez, foi desenvolvida pelo Núcleo Jornalismo, e os glossários de termos pesquisados, pelo InternetLab e pelo Instituto AzMina. O MonitorA coletou comentários relacionados a 198 candidatas e 24 candidatos aos cargos do Executivo e Legislativo estadual e federal nas plataformas do Twitter, YouTube, Facebook e Instagram. Esperamos que este relatório possa lançar luz sobre a necessidade de um olhar intersetorial e interseccional para a violência política baseada em gênero, contribuindo, assim, para a formulação de medidas que previnam e busquem erradicar a violência política, antes, durante e depois do período eleitoral.

InternetLab

É um centro de pesquisa em direito e tecnologia. Desenvolve pesquisas em temas de direitos humanos e tecnologia orientados à incidência em políticas públicas, e publica livros, relatórios, artigos e guias. Trabalha no tema de violência de gênero na internet desde a sua fundação, bem como aborda questões voltadas às mulheres e privacidade e ativismo feminista online.

Saiba mais: internetlab.org.br

Instituto AzMina

É um instituto sem fins lucrativos que combate os diversos tipos de violência que atingem mulheres brasileiras. Produz revista digital, mantém aplicativo de enfrentamento à violência doméstica, e usa ferramenta de monitoramento dos direitos das mulheres no Congresso Nacional, além de realizar campanhas para combater a violência contra a mulher no Brasil.

Saiba mais: institutozmina.org.br

Núcleo Jornalismo

É uma iniciativa que cobre o impacto das redes sociais nas vidas das pessoas, explorando desde os meios tradicionais de produção jornalística até novos formatos de conteúdo e tecnologia. O site foi criado com a missão de produzir investigações a partir de dados e trazer mais transparência ao governo, ao debate político e a políticas públicas em diferentes esferas e localidades.

Saiba mais: nucleo.jor.br/  

Núcleo de Inteligência Eleitoral

É um projeto coordenado pela advogada Samara Castro e composto pelas advogadas Nathália Criscito, Roberta Battisti, Camila Tsuzuki e o advogado Matheus Valente. Atua na articulação, consultoria e prestação de serviço de litigância estratégica a organizações da sociedade civil. Visa desenvolver e elaborar ações coordenadas de combate à desinformação, grupos extremistas, a utilização indevida das redes sociais e aplicativos de mensageria para campanha eleitoral, e outras irregularidades eleitorais de forma estratégica e eficaz.