O impacto do projeto
Mantendo a tradição das edições anteriores, o MonitorA 2022 serviu de insumo para as candidatas vítimas compreenderem quais a dinâmica de operacionalização de violência política online. A candidata Soraya Thronicke, por exemplo, usou informações do observatório no debate presidencial do SBT para questionar Jair Bolsonaro sobre incitação à violência política de gênero.
As matérias também serviram de subsídio para debatesda Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABDEP), principal organização de profissionais da área política e eleitoral no Brasil.
Na mídia
Nossas análises em âmbito nacional, regional e local, se transformam em reportagens, conteúdos para redes sociais e relatórios voltados ao combate da violência de gênero online, que servem como subsídio para demandar mudanças junto às plataformas de redes sociais.
Só esse ano, publicamos nove reportagens, republicadas mais de 40 vezes. Nosso levantamento foi citado em 50 matérias em todo o Brasil. Entre elas, tivemos duas reportagens exclusivas na Folha de S.Paulo, uma n’O Globo e uma na coluna de Guilherme Amado no Metrópoles.